10 Dicas para se manter seguro na internet

Dicas para se manter seguro na internet
Com o avanço tecnológico ao passar dos tempos, pode-se dizer que houver uma melhoria e facilidades relacionado a educação humana, pesquisas, comunicações, noticias de qualquer lugar do mundo e entre outros. porém por traz desta tecnologia as vezes pensamos que estamos navegando na internet de forma seguro, seja ela acessada por dispositivo celular ou pelo computador, é possível notar que  a fragilidade vem acompanhando esta evolução, onde em muitos casos não estamos totalmente seguros até mesmo dando brechas para pessoas mal intencionada ter acesso as informações não autorizadas.


Abaixo estarei dando dicas valiosas, sobre quais configurações devo realizar para que possamos acessar a internet com segurança sem se preocupar com vazamentos de informações. Então surgiu aquela Primeira duvida... ⏬

Como navegar com segurança na internet?

Como navegar com segurança na internet
Uma boa pergunta, confesso que se seguirem os 10 passos citado abaixo não vão estar totalmente seguros, mais as chances de um hacker ter sucesso em seus ataques são minimas. Navegar na internet com segurança se tornou uma das maiores prioridades, uma vez que diversos riscos foram identificados. Como por exemplo Fraudes, roubo, vazamento de dados e informações, ataques a perfis nas redes sociais e a disseminação de vírus são alguns dos problemas que afetam milhares de pessoas todos os dias.

Vamos lá na pratica? segue os 10 passos citado abaixo.

Instalar Antivirus

Manter os dispositivos com antivírus é uma das primeiras ações a ser realizadas, Pois o antivírus se tornar o principal responsável pela proteção dos sistemas que equipam computadores, celulares e outros equipamentos, os antivírus atuam também no combate de códigos maliciosos. Abaixo as listas dos principais antivírus mais conhecidos no Brasil, onde é recomendado a instalação de apenas um antivírus no dispositivo para evitar conflitos de informações.
  1. Avast
  2. Mcafee
  3. Avg
  4. Bitdefender


Atualizar patches de computadores ou sistemas

É um programa de computador criado para atualizar ou corrigir um software de forma a melhorar sua usabilidade ou performance. Quando patches corrigem bugs ou vulnerabilidades de segurança, se dá o nome de bugfix.

Atualizar aplicativos, programas, sistemas

Além de corrigir eventuais falhas e reforçar a segurança, as atualizações, de modo geral, melhoram o desempenho dos programas.


Criar senhas fortes

Criar senhas fortes
Quanto mais caracteres forem usados em senha, mais difícil ela será de adivinhar ou seja um hacker pode efetuar um ataque de force brutas chamado word list no intuito de descobrir a senha utilizada. É recomendados que utilizem senhas com pelo menos oito caracteres, com letras maiúsculas e minúsculas, números, e símbolos. 
sites de gerenciador de senhas fortes 4devs



Uma boa dica que compartilho aqui no blogger, que é sempre bom manter todas as credenciais atualizadas, ou melhor manter as senhas em atualização diariamente, Pois assim possamos evitar que as pessoas mal intencionadas tenham acesso ao sistema caso as senhas forem vazadas, Vou compartilhar também um vídeo, onde ensino na pratica a descobrir se suas credenciais foram vazadas.  para isso iremos usar a nova extensão do Google Chrome para a validação do acesso. 


Não clicar em links suspeito
Até mesmo seus amigos podem disseminar, sem querer, links maliciosos em mensagens de e-mail, recados no Facebook ou mensagens instantâneas. Muitas vezes eles nem sabem que isto está acontecendo, já que o computador pode estar agindo “por conta própria” depois que eles mesmos clicaram em um link similar. Você também encontrará estes links em propagandas na web e resultados de buscas. Uma das maneiras de identificar se um link é confiável é fazendo o scaner através do site virus total, pois assim podemos perceber se o mesmo esta infectado com vírus malicioso.



Evitar em abrir mensagens de spam

Quando se diz que uma mensagem de correio eletrônico ( e-mail ) é SPAM ou foi marcada como SPAM, isso significa que a mensagem possui (p.ex.) uma ou mais das seguintes características: Não foi solicitada pelo destinatário - também designada por solicitude e-mail ou e-mail não desejado.



Acessar sites seguros

Quando um site com conexão segura é acessado, o URL começa com “HTTPS” independente do navegador que esteja usando. Isso indica uma conexão criptografada. Quer dizer que as informações que você envia pelo site não podem ser acessadas ou roubadas. Uma recomendação de analises de sites confiáveis e com certificações de segurança.



Não fazer compras em sites desconhecido

Uma melhor forma de saber se um determinado site é confiável é buscar por avaliações e comentários dos usuários sobre as compras de determinado produto, desde então saberemos se a compra foram entregues conforme proposto. Uma outra recomendação é analisar se o site contem selos de segurança para que possamos efetuar as compras de forma confiáveis.



Criar autenticação de dois fatores em conta de login de Usuários

Ao configurar a autenticação de dois fatores em um determinado sistema, redes sociais, sites, podemos dizer que com apenas a senha não sera suficiente para logar na plataforma, pois apos o usuário inserir uma senha será enviado uma mensagem para o numero de celular a qual foi configurado, solicitando permissão para logar. em muitos caso o usuário pode configurar o tipo de mensagens que queira receber para autenticação, seja ela através de ligações, mensagens sms com o código temporário e etc.



Não conectar em rede wifi desconhecidas

A internet móvel caiu e tudo o que você precisa é acessar um app de mapas para traçar uma rota. O instinto natural de qualquer usuário é ligar o Wi-Fi do Smartphone e buscar uma rede aberta. A pesquisa inocente, contudo, pode acabar em cilada. É por meio dessas redes sem senha que crackers roubam informações pessoais, como senhas de banco e, eventualmente, até fotos comprometedoras armazenadas no celular ou em serviços na nuvem, como Google Drive, OneDrive, iCloud ou Dropbox. Para evitar problemas futuros é preciso ficar atento às fraudes.

Postado por, Josué Pedro

Formado em Sistema da Informação pela Universidade Nove de Julho, Pós graduado em Cyber Security pela Impacta Parceria com a Daryus.

Há um bom tempo que trabalha na Área da tecnologia da Informação e é criador de conteúdos para canal de youtube e mídia social.

Tem auto conhecimento em Tecnologia, Mídia Social, Marketing Digital,  SEO, Goolge Adword, Google Adsense,  Google Master.

Nas horas disponível, trabalha como freelancer procurando bugs vulneráveis em sistemas através da plataforma "Hacker One". 


Trabalha também com freelancer em projetos relacionado a tecnologia através da plataforma Workana.

Postar um comentário

Seguidores